Pesquisar
Close this search box.

Castração de Cachorro: Será que vale a pena a cirurgia?

Compartilhe

Castração de Cachorro: Será que vale a pena a cirurgia?


Tenho certeza que o veterinário recomendou a castração para o seu cachorro, mas eu também acredito que você conheceu algum tutor de cachorro que disse que não achava isso uma boa ideia.

E agora você está na dúvida: deve castrar ou não o seu cachorro? Não se preocupe. Vou contar TODA a minha experiência com a minha cadelinha e você vai poder tomar a sua decisão.

castração de cachorro

Na primeira consulta de Luna com o veterinário, recebemos a orientação sobre a importância da castração para a saúde dos cachorros. E em como isso ajuda na redução de câncer relacionado ao sistema reprodutor.

E eu concordei com tudo o que foi dito na consulta e saí de lá com a certeza de que faria a cirurgia em Luna.

(Aproveitando… se você ainda não conhece a minha cadelinha, é só Clicar Aqui!)

Mas você acredita que na maioria das vezes em que eu conversei sobre isso com outras pessoas, geralmente eu ouvia coisas do tipo:

  • “Ah… não vou castrar o meu cachorro porque depois ele vai ficar gordo e triste.”;
  • “Eu fico com pena de castrar…”;
  • “Mas olha como ela é linda… como é que você não vai querer ter filhotinhos dela?”
  • “Castrar é uma maldade com o bichinho…”
  • “Não gosto de castrar porque cachorro tem que aproveitar a vida!”
  • “Mas antes de castrar você tem que ganhar uma grana com os filhotes…”

E eu tenho certeza que você ou já ouviu essas coisas, ou já pensou em algumas delas. Mas será que a gente precisa realmente pensar assim?

A melhor vantagem da castração de cachorros é:

A redução da população de cachorros abandonados e mal tratados!

Talvez você não esperasse por essa resposta. E provavelmente veterinários e adestradores iriam falar primeiro dos benefícios para a saúde e a melhora do comportamento agressivo ou o “comportamento de monta”.

Mas, pra mim, a melhor vantagem na castração de cachorros é justamente a possibilidade de reduzir a quantidade de cachorros abandonados e/ou que são mal tratados.

Pense comigo…

Se você coloca um casal de cachorros para cruzar ou isso acontece por um acidente, o que vai ser dos filhotes que vão nascer?

Nem sempre as pessoas tem tempo, espaço e dinheiro para ficar com todos os filhotes e geralmente eles são vendidos ou dados de presente para amigos e familiares.

Mas será que TODAS as pessoas que recebem esses filhotes sabem de verdade a real responsabilidade de cuidar de um cachorro? (Se quiser saber mais sobre isso, Clique Aqui!)

Não vou generalizar… mas algumas pessoas compram (ou ganham) filhotes achando eles fofos e se esquecem que eles vão crescer e que precisam ser educados e cuidados.

E quando os filhotes crescem? E quando a família precisa viajar?

Eu realmente não consigo entender e tenho certeza que você também não, mas em alguns casos, os cachorros são deixados à própria sorte quando isso acontece.

E um cachorro ou uma cadela não castrados na rua, significa vários outros cachorros que vão nascer e crescer nas ruas.

Enfim… acabei falando demais. E para não fugir do assunto desse post, vamos entrar logo no tema.

Quais as diferenças na cirurgia de castração em machos e em fêmeas?

A castração de cachorros é um procedimento simples e rotineiro nas clínicas veterinárias e deve ser realizado apenas pelo médico veterinário. Tanto em machos, quanto em fêmeas, a castração previne a procriação, diversas doenças e ainda pode aumentar os anos de vida do seu cachorro.

Nos machos, a cirurgia mais comum para a castração consiste na retirada dos dois testículos. Mas também é possível conversar com o veterinário sobre a possibilidade de se fazer uma vasectomia no seu cachorro (assim como é feita em homens).

E no caso das fêmeas, a cirurgia mais recomendada consiste na retirada tanto de útero, quanto de ovários e trompas.

Com isto, você pode perceber que, para as fêmeas, é necessário um período de recuperação maior. Pois as estruturas retiradas são mais internas do que no caso dos machos.

Mas tanto em um caso, quanto no outro, o cachorro deverá passar por uma consulta com o médico veterinário antes do procedimento. E nesta consulta será coletada a história do seu pet (se tem algum problema de saúde ou se apresentou algo de diferente nos últimos dias); será feito um exame clínico e também será coletado sangue para exames de laboratório.

E neste momento também será definido qual o melhor tipo de anestesia para ser usado no procedimento cirúrgico; lembrando que, para cachorros braquicefálicos (como Pug, Shih Tzu…), a anestesia inalatória é mais segura (apesar de ser mais cara também).

Se os resultados dos exames não identificarem nenhum problema no seu cachorro, a cirurgia pode acontecer sem problemas.

Qual o melhor momento para se fazer a castração de cachorros?

Em primeiro lugar, a pessoa mais indicada para responder esta pergunta é o médico veterinário. Pois ele irá fazer uma avaliação individual do seu cachorro.

Mas de um modo geral, a partir do momento que seu filhote termina o protocolo vacinal (o que acontece por volta dos 6 meses de vida), ele já pode ser avaliado para a cirurgia de castração. Nesses casos, ou seja, um pouco antes do cachorro atingir a maturidade sexual, é quando se tem os maiores benefícios na prevenção de tumores.

No caso de Luna, o veterinário nos orientou da seguinte forma: esperar passar o primeiro cio para depois fazer a cirurgia.

Ele disse que não há problemas em fazer a cirurgia antes do cio nas fêmeas, mas que ele tinha uma visão de que é sim importante que o animal alcance o seu pico de desenvolvimento corporal, para depois fazer a castração.

E foi assim que fizemos… mas lembre-se: o veterinário é que deve indicar o melhor momento para se fazer esta cirurgia.

Aproveito para fazer mais uma observação; se você não fez a castração enquanto o seu cachorro era filhote, não tem problema, ele pode sim ser castrado em outros momentos de sua vida. Mas lembre-se, quanto mais velho o cachorro, os riscos de qualquer cirurgia podem aumentar. Por isso converse sempre com o veterinário.

A castração de cachorros é uma cirurgia perigosa?

Se o seu cachorro não tem nenhum problema de saúde, se todos os exames estão normais e se a clínica onde irá acontecer a cirurgia é de confiança; então é muito provável que seja uma cirurgia tranquila.

Claro que, assim como para nós, humanos, qualquer cirurgia envolve riscos. Mas isso pode ser minimizado quando o profissional é de confiança e o cachorro está bem de saúde.

Além disto, o período de pós-operatório também vai influenciar se haverá algum problema como infecção e rompimentos de pontos.

Mas e se o meu cachorro tiver algum problema de saúde, então ele não vai poder fazer a cirurgia de castração?

Calma. Apenas o médico veterinário é quem pode dizer se pode ou se não pode. E também vai ser esse profissional que irá verificar as alternativas possíveis se algum risco for observado.

Como é o pós-operatório da castração de cachorro?

Como já foi dito antes, as fêmeas vão precisar de um período de recuperação maior do que os machos. Já que a cirurgia foi mais invasiva no caso delas.

Então esse período pode durar entre 7 e 15 dias, geralmente. Mas é o veterinário que irá definir com quantos dias pode ser retirado os pontos.

No caso de Luna, ela ficou duas semanas com os pontos.

Logo após o término da cirurgia, o cachorro ainda vai precisar ficar um período de observação na clínica para avaliar o retorno pós anestesia. E estando tudo bem, o tutor já pode levar o pet para casa.

Mas lembre-se: todo o cuidado é importante neste momento. Principalmente nos primeiros 4 ou 5 dias.

Durante o período de recuperação você vai precisar dar todos os remédios que o veterinário prescreveu (geralmente antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos) e também fazer a limpeza dos pontos diariamente.

E o seu cachorro também vai precisar usar a roupa cirúrgica e em alguns casos, também é preciso usar o famoso cone (o colar elizabetano).

Geralmente o cachorro vai precisar usar o colar elizabetano se ele ficar muito agitado e agoniado com os pontos no pós-operatório. Tem alguns cachorros que, mesmo com a roupa cirúrgica, ficam tentando lamber e coçar os pontos e isso pode ser um risco para infecção ou para romper os pontos.

Se você quiser conhecer alguns modelos e preços de colar elizabetano e de roupa cirúrgica para cachorro, dê uma olhada em nosso Petshop Online Mundo de Cachorro (Clique Aqui!). E lembre-se, na primeira compra em nossa loja você já garante 15% de desconto!

E os assinantes ganham sempre 10% de desconto em TODAS as compras.

O pós-operatório de Luna

A cirurgia de Luna foi muito tranquila e ela saiu bem da anestesia.

Eu estava preocupada com os primeiros dias depois da cirurgia, pois Luna é muito brincalhona e tive medo dos pontos romperem.

Mas ela ficou por 4 dias inteiros só querendo dormir e querendo dengo… rsrsrs… pra mim foi um alívio. Ela também ficou um pouquinho chata pra comer, então eu comprei uma ração pastosa que ela gostava mais.

Mas até tirar os pontos, ela errou várias vezes o lugar de fazer xixi. Provavelmente por que o local ainda estava meio dolorido; mas depois ela voltou a acertar!

Enfim… o pós-operatório de Luna foi bem tranquilo e depois de tirar os pontos ela continuou com uma vida normal.

E não… ela não engordou depois da cirurgia. Até porque eu continuei passeando e brincando com ela normalmente. Então isso não precisa ser um impedimento para fazer a cirurgia no seu cachorro.

Castração de cachorro
Luna no primeiro momento em casa depois da cirurgia de castração. Ela só queria ficar assim nos primeiros dias…

Benefícios da castração de cachorro

De modo geral, tanto para fêmeas e machos, vai ser possível aumentar os anos de vida do seu cachorro, além de reduzir as doenças que podem surgir por causa do acasalamento.

Mas vamos a todos os benefícios:

Benefícios de castrar fêmeas

  • Evitar gravidez indesejada (nos casos em que há convivência com macho no domicílio);
  • Reduz consideravelmente o risco de câncer de mama;
  • Evita a piometra, que é uma infecção no útero;
  • Elimina a gravidez psicológica que pode acontecer após o cio;
  • Evita a transmissão de doenças geneticamente transmissíveis.

Benefícios de castrar machos

  • Evita que seu cachorro fuja quando perceber que tem uma cadela no cio nas proximidades;
  • Reduz o desejo do cachorro em demarcar território;
  • Diminui a agressividade e brigas com outros machos por causa de fêmeas;
  • Reduz consideravelmente os problemas de próstata e de câncer no testículo.

Não tenho como pagar a castração, o que eu faço?

Essa é uma questão muito comum. Mas também não impede que seu cachorro seja castrado.

Diversas cidades e estados tem programas de castração gratuitos. Você pode pesquisar nos Centros de Controle de Zoonoses da sua cidade e também nos hospitais universitários.

E no caso de descontos para castração de cachorros, a Arca Brasil tem um Programa Veterinário Solidário. E você pode verificar se perto de você existe algum profissional que ofereça descontos para esse procedimento. Para saber mais sobre esse Programa, Clique Aqui!

Gostou deste post?

Me conte nos comentários o que você acha sobre a castração de cachorros.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros posts

vacinação de cachorro
Saúde

Vacinação de Cachorro: 10 informações essenciais que você precisa saber

Eu tenho certeza que você já sabe que a vacinação do seu cachorro é importante. Aliás, todo veterinário diz isso. Mas será que você entende mesmo o porque disso? E será que você sabe tudo o que você precisa saber enquanto tutor de cachorro? É isso mesmo, se você é tutor de cachorro, então você precisa ir além do “vacinação é importante”. É por isso que eu trouxe essas 10 informações essenciais que você precisa saber para cuidar melhor do seu cachorro!

Leia mais »
como escolher um bom veterinário para o seu cachorro
Saúde

Como escolher um bom veterinário para o seu cachorro?

Ter um cachorro é maravilhoso. Mas saber escolher um bom veterinário para lhe acompanhar nesse processo pode se tornar um desafio. Eu, por exemplo, já passei pela situação de ter um veterinário para a minha cadelinha e depois tentar mudar e ser pior, pois não parei para prestar atenção nestas 3 questões fundamentais que vou lhe explicar neste artigo. Então aproveite…

Leia mais »

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.