Pesquisar
Close this search box.

Como viajar com cachorro de avião? Confira regras e dicas!

Compartilhe

Como viajar com cachorro de avião?


Viajar e ainda poder levar o seu melhor amigo deve ser o melhor dos mundos, não é? Mas como viajar com o seu cachorro de avião? Se você já definiu que esse é o melhor meio de transporte, então é melhor se atentar para algumas regrinhas e não ter dificuldade nenhuma… apenas alegrias! Então confira esse artigo agora, pois coloquei aqui todas as regras de cada companhia aérea e ainda falo sobre viagens nacionais e internacionais. Aqui tem tudo o que você precisa para se preparar para a viagem!

como viajar com cachorro de avião

Viajar é sempre maravilhoso. Você conhece lugares, pessoas, comidas… e muito mais. E quem melhor para lhe acompanhar na viagem do que o seu melhor amigo de quatro patas? Assim fica ainda melhor…

Mas se a viagem é de avião, você já deve estar se perguntando: “como viajar com cachorro de avião?”. E eu lhe digo calma… há algumas regras a seguir e com organização e planejamento essa viagem vai ser possível.

Eu sei que, apesar de possível, ainda tem muitas dúvidas nesse assunto; e isso acontece porque sempre há algumas diferenças entre as regras de cada companhia.

  • Meu cachorro apenas pode viajar no porão do avião?
  • Será que preciso sedar o meu cachorro para a viagem?
  • Preciso comprar passagem para o meu cachorro?

É para deixar tudo claro que escrevi esse artigo. Aproveite a leitura e já comece a organizar a sua viagem com o seu cachorro.

Documentos necessários para viajar com cachorro de avião

É isso mesmo que você acabou de ler. Da mesma forma que nós, humanos, precisamos organizar a nossa documentação para a viagem, o mesmo devemos fazer para o nosso cachorro.

Mas antes de detalhar os documentos, você precisa estar ciente que é importante que:

  1. O seu cachorro esteja com um bom estado de saúde;
  2. Tenha um comportamento dócil e seja tranquilo.

Isso vai garantir que a viagem seja tranquila tanto para você, quanto para o seu cachorro.

Agora vamos aos documentos… No caso de viagens dentro do território nacional você irá precisar de:

  • Atestado de Saúde: documento emitido por médico veterinário, no máximo até 10 dias antes da viagem (modelo para o atestado);
  • Carteira de Vacinação: contendo vacinação antirrábica com nome do laboratório produtor, tipo da vacina, lote da ampola utilizada e assinatura do médico veterinário. E esta vacina precisa ser aplicada a menos de um ano e há mais de 30 dias

Faço aqui uma observação importante: a vacina antirrábica é obrigatória para viagens, mas lembre-se que o seu cachorro precisa também de outras vacinas e também de proteção contra pulgas e carrapatos. Então converse com o médico veterinário e proteja o seu pet!

E no caso de viagens internacionais, será preciso o Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) emitido por autoridade competente. E, dependendo do país, haverá algumas regras específicas. Então vou deixar aqui o site do Ministério da Agricultura que tem todas as informações sempre atualizadas e específicas para cada país.

Aliás… você sabia que o órgão do governo responsável pelas documentações de animais, inclusive os de estimação, é o Ministério da Agricultura? É isso mesmo… e ainda existe passaporte de viagens para cães e gatos.

Regras das principais companhias aéreas do Brasil

Este é um ponto que eu, particularmente, considero meio complicado. Pois cada companhia tem a sua regra. Então para ajudar a compreensão e também para direcionar melhor o que você precisa, dividi as regras por companhia aérea.

Sendo que, principalmente nos casos de levar o cachorro na cabine, é preciso que você avalie muito bem as regras. Pois o peso máximo permitido é diferente entre as companhias.

E também há os valores cobrados pelo translado. Para você entender, você não vai precisar de passagem e reserva de assento para o seu pet. Mas será preciso pagar uma taxa fixa para poder levar o seu cachorro junto. Esta taxa depende da companhia aérea.

Como viajar de avião com cachorro – Latam

Para viajar pela Latam, o seu cachorro poderá ir tanto na cabine ou no bagageiro do avião. A definição irá depender do peso.

Para embarcar (tanto na cabine, quanto no bagageiro), o seu cachorro deve ter:

  • Bom estado geral;
  • Comportamento dócil;
  • Pelo menos 8 semanas de vida, com exceção dos Estados Unidos, que aceitam animais apenas a partir de 4 meses de idade;
  • E não pode estar sedado.

Para que o seu cachorro possa embarcar na cabine junto com você, é preciso que o peso total (soma do peso do cachorro junto com a bolsa ou caixa de transporte) seja de, no máximo, 7kg ou 15lbs (libras). As medidas para o local de transporte são:

bolsa de transporte latam

36 cm de comprimento x 33 cm de largura x 23 cm de altura

A bolsa de transporte deve ter uma trava que garanta que o animal não saia durante o voo.

caixa de transporte latam

36 cm de comprimento x 33 cm de largura x 19 cm de altura

A caixa de transporte deve ter uma porta de metal com trava dupla que impeça a introdução do focinho ou pernas na ranhura.

E para que o seu cachorro viaje no bagageiro do avião, o peso total (soma do peso do cachorro com a caixa de transporte) deve ser de, no máximo, 45kg ou 99lbs (libras).

Sendo que se a origem ou destino da viagem for na Europa, Oceania, Argentina, Aruba ou África do Sul, o peso máximo permitido será de 32kg ou 71lbs.

As medidas para a caixa de transporte no bagageiro do avião são: 300 cm lineares (soma de largura + altura + comprimento), com altura máxima de 115 cm.

Para maiores informações e valores, acesse o site da latam.

Como viajar de avião com cachorro – Gol

Na companhia Gol, o seu cachorro também pode ir tanto na cabine, quanto no compartimento de carga.

Ele pode ir na cabine, se o peso do cachorro somado à caixa de transporte, for de, no máximo, 10kg. E se o peso total for entre 10kg e 30kg, deverá ir no compartimento de carga.

Independente disto, para que o seu cachorro viaje pela Gol é preciso preencher um formulário específico.

Clique Aqui para conhecer o formulário.

Infelizmente, no site da Gol, apenas é informado as medidas máximas para as caixas de transporte dos cachorros que irão no compartimento de carga.

Sendo as medidas máximas para o compartimento de carga: 82cm (altura) X 114cm (largura) X 142cm (comprimento).

No caso da bolsa de transporte para o cachorro viajar na cabine, a Gol vende uma bolsa específica, sendo que as medidas eram: 32cm (altura) X 24cm (largura) X 43cm (comprimento).

E a Gol também traz algumas orientações para o seu cachorro viajar:

  • Não é recomendado a sedação do bichinho;
  • E o animal deve estar limpo, saudável e sem odor desagradável.

Vou aproveitar para passar uma informação que achei interessante: se o tutor não for passageiro do mesmo voo em que o cachorro será transportado, a Gol oferece um serviço para o transporte do animal.

E você pode contratar o serviço Sempre Comigo. Aqui você terá acesso ao whatsapp dos funcionários responsáveis por cuidar dos animais durante o voo. E você receberá mensagens para acompanhar a viajem em tempo real. Saiba mais no site.

Se você quiser maiores informações e valores, consulte o site da GOL.

Como viajar de avião com cachorro – Azul

Na Azul apenas há a opção para os cachorros viajarem na cabine, junto com o tutor. Sendo que, são permitidos até 3 animais domésticos (cães e gatos) por voo. E o passageiro pode levar apenas 1 animal à bordo.

Também é importante acrescentar que o cachorro precisa ter mais de 4 meses de idade para ser transportado.

Infelizmente, o peso total (soma do peso do cachorro com a caixa ou bolsa de transporte) deve ser de, no máximo, 5kg. E eles solicitam que o pet esteja limpo, saudável e sem odor desagradável.

Sendo as medidas para a caixa ou bolsa de transporte: 20cm (altura) X 31,5cm (largura) X 43cm (comprimento).

Para maiores informações e valores, acesse o site da Azul.

Cães braquicefálicos podem viajar de avião?

Segundo os sites da Latam, Gol e Azul, os cachorros braquicefálicos não são aceitos no compartimento de carga. Mas estas empresas não fazem restrição para viagens na cabine. O que eu aconselho é: converse com o veterinário para uma orientação no seu caso específico.
Pois precisamos pensar que os cachorros de focinho achatado (ou curto) apresentam dificuldades naturais para respirar. E os efeitos do ar rarefeito dentro de um avião pode piorar isto. Sendo o recomendado que esses cachorros não realizem viagens de avião, ou, ao menos, evitem voos longos.

Quer conferir a nossa seleção completa de bolsas e caixas de transporte? Então Acesse Aqui!

Como se preparar para a viagem?

Nesse quesito, é preciso pensar tanto nas atividades que serão feitas no local de destino, quanto no preparo para acostumar o cachorro a permanecer dentro da bolsa de transporte durante a viagem.

Com relação às atividades, é preciso pensar que o seu cachorro precisa poder participar de todas, ou da maioria delas. Pois o seu pet não vai gostar de ficar preso no hotel.

E sobre como acostumar o seu cachorro com a caixa de transporte, vou colocar aqui o passo a passo, mas é importante você ter os petiscos e brinquedos favoritos do seu cachorro para esse treinamento:

  1. Coloque a caixa ou bolsa de transporte aberta em um local amplo da sua casa (pode ser a sala de estar);
  2. Veja a reação do seu cachorro. Se ele se aproximar para cheirar a caixa, parabenize e dê petiscos e carinho;
  3. À medida que ele for se acostumando mais, coloque dentro da caixa o petisco favorito e, quando ele entrar para pegar, parabenize (mesmo que ele entre e saia em seguida);
  4. Aos poucos tente aumentar o tempo que o cachorro fica dentro da caixa e você pode utilizar brinquedos recheáveis neste momento (eu acho que o Kong, ou similares, são os ideais);
  5. Quando o seu cachorro já estiver bem acostumado a ficar dentro da caixa de transporte, você precisará acostumá-lo a deixar a porta fechada. Feche a porta por alguns segundo e dê petiscos e parabenize;
  6. Aos poucos, acostume o seu cachorro a ficar cada vez mais tempo dentro da caixa transportadora e com a porta fechada.

Algumas observações sobre a caixa de transporte

O mais provável é que este processo demore um pouco; então nunca acostume o seu cachorro muito perto da viagem. Isto pode deixá-lo muito ansioso e estressado.

E também nunca force o cachorro a entrar na caixa de transporte. Ele deve fazer isto sozinho e também deve sentir que aquele espaço é um local protegido e seguro para ele.

Somado a isto, é preciso pensar que as caixas de transporte precisam ter algumas características, como:

  • Permitir que o cachorro possa ficar em pé dentro da caixa, sem abaixar a cabeça;
  • Deve ser possível para o cachorro poder girar dentro da caixa;
  • Durante as viagens, a caixa precisa ser de um material impermeável;
  • E dentro deve ter um acolchoado macio para o cachorro se deitar.

E também trago uma informação importante: os cachorros adultos devem ficar dentro da caixa no máximo por 2 ou 3 horas. Além disto, eles podem ficar estressados. Então é importante deixá-los andar após este período.

Mas será que as caixas de transporte servem apenas para as viagens de avião?

É claro que não. As caixas também podem ser utilizadas como um local para o cachorro dormir durante a viagem. E, se o seu cachorro tem medo de algum barulho em específico, a caixa de transporte também pode servir como um “ninho de proteção” para ele.

Resumindo…

A viagem com o seu cachorro pode ser uma delícia, mas será preciso se organizar antes para garantir que tanto você, quanto o seu pet, possam aproveitar o passeio.

E lembre-se, quando decidimos viajar com o nosso cachorro, é preciso garantir que o destino tenha locais pet friendly (inclusive restaurantes) e que o nível de atividades programadas seja adequado para o nível de energia do pet.

Espero que eu tenha lhe ajudado a se preparar para a sua viagem de avião com o seu cachorro.

Se ainda ficou com alguma dúvida, pergunte nos comentários que eu vou responder o mais rápido possível.

Ah… mais uma coisa… se você já viajou com seu cachorro de avião deixe nos comentários também as suas dicas para acalmar o dog durante a viagem.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros posts

vacinação de cachorro
Saúde

Vacinação de Cachorro: 10 informações essenciais que você precisa saber

Eu tenho certeza que você já sabe que a vacinação do seu cachorro é importante. Aliás, todo veterinário diz isso. Mas será que você entende mesmo o porque disso? E será que você sabe tudo o que você precisa saber enquanto tutor de cachorro? É isso mesmo, se você é tutor de cachorro, então você precisa ir além do “vacinação é importante”. É por isso que eu trouxe essas 10 informações essenciais que você precisa saber para cuidar melhor do seu cachorro!

Leia mais »
como escolher um bom veterinário para o seu cachorro
Saúde

Como escolher um bom veterinário para o seu cachorro?

Ter um cachorro é maravilhoso. Mas saber escolher um bom veterinário para lhe acompanhar nesse processo pode se tornar um desafio. Eu, por exemplo, já passei pela situação de ter um veterinário para a minha cadelinha e depois tentar mudar e ser pior, pois não parei para prestar atenção nestas 3 questões fundamentais que vou lhe explicar neste artigo. Então aproveite…

Leia mais »

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.